quarta-feira, 7 de abril de 2010

Exército deflagra operação “Curare” na fronteira

Mais de quinhentos homens das forças armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) estarão sendo deslocados para as áreas de fronteira nos estados do Amapá e Pará, Guiana Francesa e Suriname. A partir do dia 12 deste mês eles deflagram a operação "Curare I". A operação será comandada pelo Coronel Batista que atuará como Chefe de Estado Maior da 8ª Divisão de Exercito. A ação é comandada pela 8ª Região Militar e Região Forte do Presépio.
A operação tem o objetivo de intensificar a presença das forças armadas na região de fronteira, reprimindo assim, os crimes fronteiriços como o tráfico de drogas e armas, além de mostrar a presença do estado nas regiões extremas dos estados. Durante a ope-ração haverá a intensificação do patrulhamento terrestre e fluvial. Em alguns postos serão montadas barreiras, principalmente nas calhas dos rios por onde o fluxo de embarcações é intenso.
A faixa a ser coberta especificamente pela operação será compreendida entre o Cabo Orange (AP) até o município de Oriximiná (PA). Também será incluído o mar territorial e as águas interiores. Na operação serão utilizados 4 helicópteros do 4ª esquadrão de aviação de Ma-naus (AM); 25 viaturas do comando militar do 34 BIS do Amapá; cerca de 40 embarcações do Comando de Fronteira do Amapá e Pará; uma aeronave C 130 - Hércules, duas aeronaves C 105 e uma aeronave Caravan dos 1º, 4º e 7º Comandos Aéreos Regio-nais (COMAR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário